Rua Episcopal, 1.500 - Centro - Cep. 13560-570 - São Carlos/SP - Secretaria Horário: segunda à sexta-feira das 14 às 17h30 - telefones (16) 3412.7088 / 3201.1355 e-mail: igrejasc@gmail.com

NOSSO PROPÓSITO

MISSÃO: Viver as verdades do Evangelho de Jesus Cristo na vida diária, ajudar cada membro a perseverar e prosseguir para a meta (Fp 3:14), afim de que cada crente seja frutífero e desfrute de uma vida saudável, equilibrada e santa, glorificando desta forma o nome do Senhor Jesus. Proclamar o evangelho para aqueles que ainda não são nascidos de novo, através de ações evangelísticas e do bom testemunho na sociedade.

VISÃO: A partir de São Carlos/SP - Brasil - alcançar povos, nações e vidas submersas em escuridão, através do apoio e investimento na obra missionária, nacional e transcultural (At l:8). Este apoio será feito em forma de contribuição financeira, a missionários ou organizações missionárias, orações, divulgações e envio de pessoas especialmente chamadas pelo Senhor na seara.


segunda-feira, 26 de julho de 2010

25/07/2010 - domingo 19 horas - Pr Edson Quinezzi


A DEFESA DA FÉ ( II )
Atos 2:12-20
___________________
Livro de Atos - estudo - Pastor Edson Quinezzi
________________________
Abetura louvor Salmos 135
"Louvai ao Senhor!...
Vós que assistis na casa do Senhor...
Pois o Senhor escolheu a Jacó para si, e Israel como seu tesouro..."
____________________________________
O derramar do poder do Espírito Santo sobre a igreja - Atos 2:12/20
A partir do derramamento do Espírito sobre os apóstolos, a multidão se dividia; uns ficavam atônitos com aquela obra, pois sabiam que não poderia vir de homens, assim se convenciam que era uma aplicação divina que se manifestava naquele lugar e naquelas pessoas.

Galileus eram rudes no falar e agora se expressavam fluentemente em vários idiomas, ao mesmo tempo em que todos podiam entender.
Entretanto, enquanto alguns criam, outros zombavam, desacreditavam dizendo estarem eles (os apóstolos) embriagados (bêbados).
Estes acontecimentos motivaram:

1º Ataque à Igreja
Fora este o primeiro ataque que a igreja sofrera (“eles estão embriagados”)
1ª Defesa da Fé
Pedro defende a fé para deixar o legado a nós, a fim de que sejamos animados, motivados, encorajados para defender nossa fé (“não eles não estão embriagados!”).
Podemos entender neste texto que Deus vocacionou cada um de nós para defender a fé do poder de Deus.
Em Judas 1:3 -
"Amados, ... me senti obrigado a vos escrever para vos exortar a batalhardes pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos".
Foi o que Pedro fez: não só defendeu a fé com maestria, mas também com mansidão, homem rude que era; sanguinário (quando cortou a orelha do soldado frente a Jesus); explosivo e temperamental. Nada dessas características permaneceram, pois Deus cuidou do seu temperamento transformando-o.
O Espírito Santo transforma também nosso temperamento, nossas atitudes, tal qual o fizera a Moisés, quando este deixa lastro de sangue em sua trajetória, ao matar o egípcio, em virtude da sua intemperança.
Pedro não só usara de maestria e mansidão ao proferir as palavras de defesa –não eles não estão embriagados” - mas também de sabedoria. Valera-se de fortes e factuais argumentos:
1º argumento o de negação (“não! eles não estão embriagados”);
2º argumento o de contestação de confronto justificando sua negação. Justamente naquele momento aflora sua sabedoria, ao apresentar um argumento de fato (“estes homens não estão embriagados sendo a 3ª hora do dia” - 9 horas da manhã).
Aquele era um momento de festividade religiosa - Pentecostes.
Nesses dias apresentavam-se pessoas de todas as localidades que vinham para adorar a Deus.
Filipe mesmo encontra o eunuco etíope a ler a Bíblia, quando a ele Deus o dirige. Era o momento em que os judeus não tomavam nem água, nem comiam pão (alimentavam-se apenas de alimentos espirituais); permaneciam em completo jejum, em orações. Aqueles eram os 120 que não poderiam transgredir a lei (como então estarem embriagados?). Fora este o argumento forte, argumento de fato que vem demonstrar a sabedoria de Pedro.
3º argumento defesa mediante a Palavra de Deus; argumento bíblico (“mas isto é o que fora dito pelo profeta Joel”).
O que podemos entender é que nossa fé está baseada na Palavra de Deus.
Em 1Pedro 3:15
“Antes, santificai no vosso coração a Cristo como Senhor, e estai sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós...” .
Percebemos que da mesma forma como Deus preparou a Pedro naquele instante, também está a nos preparar, entretanto, temos de defender a fé de nós mesmos, dando bons exemplos, sendo bons exemplos, aplicando a palavra apropriada em nossas vidas.
“Pois as armas da nossa guerra não são da carne, mas poderosas em Deus para destruição de fortalezas, e destruir raciocínios”. (2 Cor 10:4)
O cristão não percebe o que tem nas mãos.
“Por falta de conhecimento (Bíblico) meu povo é destruído...” (Os 4:6).
Muitas vezes morrem sem saber que a espada do Espírito Santo está em seu poder.
Mas, como podemos encarar nossa situação atual?
Como combater aqueles que têm se levantado contra a fé?
Em seu livro “Deus, um delírio” (2006), o biólogo inglês (da universidade de Oxford) Richard Dawkins, aquele que vem se apresentando como o evangelista do ateísmo, alega que as religiões tem a tendência de cometerem atos condenáveis e que estas ainda sobrevivem por causa da ignorância no planeta.
(entrevistas concedida a Revista Época).
(há muitas outras alusões ao autor em questão)

“Num tempo de guerras e ataques terroristas com motivações religiosas, o movimento pró-ateísmo ganha força no mundo todo. E seu líder é o respeitado biólogo Richard Dawkins, eleito recentemente um dos três intelectuais mais importantes do mundo - junto com: Umberto Eco
[
Noam Chomsky [
pela revista inglesa Prospect..."

A Palavra de Deus nos alerta para que ninguém nos engane:
“Ninguém vos iluda com palavras vãs...” (Ef 5:6)
“Cuidado! Para que ninguém vos engane” (MT 24:4)
“Cuidado para que ninguém vos faça prisioneiros por meio de filosofias e vãs sutilezas, de acordo com a tradição dos homens, de acordo com as coisas elementares do mundo, e não de acordo com Cristo”. (Cl 2:8)
E nós?
Quando chamados por Deus vamos dizer como Jeremias, Moisés e Jonas? – “Não posso!”
Não posso ...?!
Ou vamos nos expressar como Paulo:
“Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. (Fp 4:13)

_________________
Mais perto quero estar
Meu Deus, de Ti!
Inda que seja a dor
Que me una a Ti,
Sempre hei de suplicar
Mais perto quero estar
Mais perto quero estar
Meu Deus, de Ti!
Fanny Crosby
____________________________________________________________________
Pregação Pr Edson Quinezzi – domingo dia 25/07/2010 – 19 horas
Apontamentos, pesquisas complementares, citações bíblicas e formatação de Inajá Martins de Almeida