Rua Episcopal, 1.500 - Centro - Cep. 13560-570 - São Carlos/SP - Secretaria Horário: segunda à sexta-feira das 14 às 17h30 - telefones (16) 3412.7088 / 3201.1355 e-mail: igrejasc@gmail.com

NOSSO PROPÓSITO

MISSÃO: Viver as verdades do Evangelho de Jesus Cristo na vida diária, ajudar cada membro a perseverar e prosseguir para a meta (Fp 3:14), afim de que cada crente seja frutífero e desfrute de uma vida saudável, equilibrada e santa, glorificando desta forma o nome do Senhor Jesus. Proclamar o evangelho para aqueles que ainda não são nascidos de novo, através de ações evangelísticas e do bom testemunho na sociedade.

VISÃO: A partir de São Carlos/SP - Brasil - alcançar povos, nações e vidas submersas em escuridão, através do apoio e investimento na obra missionária, nacional e transcultural (At l:8). Este apoio será feito em forma de contribuição financeira, a missionários ou organizações missionárias, orações, divulgações e envio de pessoas especialmente chamadas pelo Senhor na seara.


domingo, 21 de março de 2010

EBENÉZER

"Tomou, então, Samuel uma pedra e a pos entre Mispa e Sem e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor". ISm 7:12

A palavra Ebenézer é uma das mais conhecidas da Bíblia. Ela é inclusive, usada como nome próprio por muitas igrejas. Este é um caso típico de palavra muito conhecida, porém, pouco entendida. Alguns confundem seu significado, com a frase proferida pelo profeta Samuel no final deste versículo.

Ebenézer significa "Pedra de ajuda". Esta é uma palavra que só pode ser entendida plenamente em seu contexto original. O profeta Samuel profere a frase acima logo após o exército de Israel derrotar o exército Filisteu e recuperar as cidades que haviam sido tomadas pelo inimigo. O que torna mais significativo ainda esta frase, é o que havia acontecido a alguns anos atrás, quando Eli ainda era sacerdote. Israel havia sofrido uma terrível derrota para os Filisteus, e para piorar a situação, os inimigos haviam levado o principal objeto de devoção de Israel: a Arca da Aliança!

Agora, sob o sacerdócio de Samuel, no mesmo campo de batalha onde eles haviam sido derrotados anteriormente, Deus concede-lhes uma maiúscula vitória sobre os mesmos inimigos do passado. É como se Deus estivesse querendo restaurar as frustrantes lembranças do povo, é como se Deus estivesse dizendo-lhes que as derrotas do passado são aprendizados, para que sejamos vencedores no futuro. Deus estava dando ao povo um novo recomeço.

Portanto, Ebenézer, é um lembrete de que não estamos sós, que temos uma "pedra de ajuda". É a mesma pedra espiritual que acompanhava o povo de Israel no deserto e a mesma que nos acompanha diariamente. Essa pedra é Cristo (I Co 10:4).

Tão significativa quanto a palavra Ebenézer é a frase que Samuel profere na sequência: "Até aqui nos ajudou o Senhor!".

Ao dizer isto, ele estava dizendo aos crentes de todas as épocas que não importa as situações, as dificuldades, as lutas, as perdas, as frustrações, o choro, as lágrimas e a dor pelas quais passamos no transcurso de nossas vidas e que fizeram marcas profundas, o que importa é que CHEGAMOS ATÉ AQUI. Até aqui, portanto, evoca vitória, superação e conquista!

Até aqui, nos traz esperança e a certeza de que haverá um DAQUI POR DIANTE, que não estamos acabados, destruídos, presos a um passado de derrotas; até aqui nos diz que haverá um futuro, que podemos e devemos sonhar, não importa as dificuldades e os desafios que o amanhã nos reserva, o que importa é que nós temos nosso Ebenézer.

Aleluia! Louve ao Senhor pelo ano de 2009 e que Ele renove suas forças e expectativas para o novo ano.

Pastor Luiz Nunes
(Boletim ano II, nº 21 - 01 de dezembro de 2009 - IBBSC)

Um comentário:

  1. Pastor Luis,parabens pela hermeneutica do texto que Deus continue lhe abençoando

    ResponderExcluir