Louvor
“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome... quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.“ (Sl 103:1-5)
_______________
DA QUEDA À ASCENSÃO DO HOMEM
“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn 3:15)
Inserido no 1º Livro da Bíblia o texto – o proto evangelho, a síntese, a grande profecia para nós – apresenta uma declaração de Deus quando se dirige a Adão, Eva e a serpente – satanás – após a queda: três personagens; três seres viventes.
Embora serpente, réptil abominável e desprezível, para os dias atuais, naquele momento se apresentava como o “mais sagaz de todos os animais que o Senhor Deus tinha feito” (Gn 3:1). Pressupõe-se que até aquele momento não rastejava, mas mantinha-se ereta; o rastejar fora maldição que Deus lhe impusera: “... rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.” (Gn 3:14)
Podemos perceber que ela se transmuta em nossa atualidade, através dos meios cibernéticos, televisivos, nas passarelas do mundo, em deslumbrantes desfiles.
A queda à desobediência “... do fruto da árvore que está no meio do jardim, não comereis...” (Gn 3:3) promove a dissensão entre o homem, a mulher e Deus, quando a inimizade surge através do pecado – pecado e inimizade, mesmo atributo.
Mas Jesus, semente da mulher, iria destruir a inimizade ao pisar a cabeça, ainda que ferido pelo calcanhar, rasgar o véu, o qual trouxe a separação entre nós e Deus, derrubar os muros de Jericó e conosco permanecer.
Esta a grande vitória que Jesus nos traz na cruz do calvário. Não fora o nos legar o céu, a vida eterna, a cura das enfermidades, mas sim a quebra da inimizade e ainda nos prometer estar conosco “todos os dias até a consumação do século.” (Mt 28:20)
Assim é que da queda do homem à ascensão de Jesus, todos os dias, podemos celebrar o natal, assentar à mesa e cear com Aquele que está acima “de todo nome... Jesus Cristo, Senhor, para glória de Deus Pai”. (Fl 2:9-10)
Pastor Edson Quinezzi
________________________
São Carlos, 19 de dezembro de 2010
Anotações e formatação de Inajá Martins de Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário