Rua Episcopal, 1.500 - Centro - Cep. 13560-570 - São Carlos/SP - Secretaria Horário: segunda à sexta-feira das 14 às 17h30 - telefones (16) 3412.7088 / 3201.1355 e-mail: igrejasc@gmail.com

NOSSO PROPÓSITO

MISSÃO: Viver as verdades do Evangelho de Jesus Cristo na vida diária, ajudar cada membro a perseverar e prosseguir para a meta (Fp 3:14), afim de que cada crente seja frutífero e desfrute de uma vida saudável, equilibrada e santa, glorificando desta forma o nome do Senhor Jesus. Proclamar o evangelho para aqueles que ainda não são nascidos de novo, através de ações evangelísticas e do bom testemunho na sociedade.

VISÃO: A partir de São Carlos/SP - Brasil - alcançar povos, nações e vidas submersas em escuridão, através do apoio e investimento na obra missionária, nacional e transcultural (At l:8). Este apoio será feito em forma de contribuição financeira, a missionários ou organizações missionárias, orações, divulgações e envio de pessoas especialmente chamadas pelo Senhor na seara.


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CORAL DE BAURU - Cantata de Natal 2011 - Igreja Batista Betel de São Carlos - domingo 04.12.2011









breve mais postagem - aguardem

________________________

filmagem e postagem : Elvio e Inajá
05.12.2011 

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

1º MISSIONÁRIO DESIGNADO POR JESUS

Você pode imaginar?

“Aonde Jesus foi encontrar este primeiro missionário? Você não vai acreditar... 

Quem foi o primeiro embaixador que Cristo comissionou? Você também vai achar muito estranho...

Até mesmo hoje em dia, o que a medicina moderna poderia oferecer a tal homem é medicação e tratamento longo. Com Jesus, levou apenas alguns segundos. O encontro fora explosivo. Por alguns minutos, o conflito invisível se torna visível..”.

(trecho extraído do livro “Ele ainda remove pedras” pág. 167/177, autoria de Max Lucado)

Marcos capítulo 5  versículos 1 à 20  narra a história:

 “Jesus, saindo do barco, veio ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo... que andava sempre dia e noite, clamando pelos montes... Quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o”...  Liberto das legiões, querendo acompanhar Jesus, fora por Ele impedido, sob ordenança:

- “Vai para tua casa, para os teus e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti. E ele foi e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera, e todos se maravilhavam”. (Marcos 5.1-20) 

“E  foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram”. 


sexta-feira, 8 de julho de 2011

TEMPO DE CRESCIMENTO - Rafael Borgo

Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.” (Salmos 126.5-6). Gl 6:7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

É muito bom falarmos sobre os versículos bíblicos e utilizá-los em nossas falas cotidianas com os irmãos ou quando conversamos com outras pessoas, e costumamos falar constantemente sobre a lei da semeadura a respeito de questões materiais e alguns poucos sobre o mesmo princípio aplicado a espiritualidade.

Mas o que nós esquecemos é que os textos lidam somente com os princípios básicos, mas há muitas outras coisas envolvidas nesse processo que no caso segue a realidade demonstrada através do processo de plantio da semente até a colheita do fruto.

Assistimos filmes fictícios que mostram todo processo de plantio em apenas alguns minutos, ou ouvimos histórias contadas que mostram mudanças drásticas de uma hora para outra e passamos a aplicar essa ilusão em nossas vidas, no crescimento espiritual, no desenvolvimento dos trabalhos da igreja querendo resultados significativos em pouco tempo e isso não é possível.

Encontrei uma frase que diz muito sobre crescimento rápido “Cresce depressa a erva que não consegue dar fruto.” (Samuel Singer).

Creio que não queremos ser como a erva que não produz frutos, nem mesmo em nosso crescimento espiritual e muito menos também nos trabalhos da igreja.

Por isso quando olhamos para uma semente que vai ser plantada é necessário preparar o solo, escolher a adubação correta, a semente ideal para o clima, plantá-la, providenciar a umidade ideal, e esperar um bom tempo até a semente germinar e se tornar uma plantinha, após isso continuar dando os cuidados essenciais, utilizando veneno para acabar com as pragas, muitas vezes podando alguns galhos, e novamente esperar, até criar raízes, desenvolver, crescer até que depois de um tempo considerável, algumas demoram meses para dar frutos, outras mais de dez anos para começarem a produzir. Então só depois de tudo isso poder colher o tão desejado fruto!

É da mesma forma com o nosso crescimento, quanto tempo levou para deixarmos de ser crianças e passarmos a adolescência e depois a juventude, a idade adulta e chegar a velhice?

Não foi de uma hora para outra, levou tempo!

Nossa caminhada espiritual também se desenvolve aos poucos, nos esforçando, dependendo do Espirito Santo de Deus, vamos sendo transformados dia após dia e com os irmãos que estão ao nosso redor é da mesma maneira, leva tempo até colher os frutos.

Com aqueles que estamos tentando levar a Cristo, o processo é demorado, será que você também não demorou para crescer  e produzir frutos? Os seus discípulos às vezes estão começando a carreira, são bebês espirituais que precisam de cuidado e compreensão até conseguirem chegar à maturidade e produzir frutos.

Em relação aos trabalhos da igreja e a própria igreja, encontramos os mesmos princípios, estamos como igreja em São Carlos há dois anos, e não queremos ser como a erva que tem o crescimento rápido e morre rápido sem dar frutos, mas como árvore frutífera, bem fundamentada, com raízes profundas e que produz frutos que permanecem.

Todos os trabalhos da igreja estão se fundamentando e se estruturando sobre uma base bíblica, o ministério de louvor, o grupo de jovens, os grupos caseiros, o discipulado individual, a frente missionária do Aracy, as reuniões de oração!

Todos nós queremos ver os frutos! Mas estamos começando o processo com a semente, ela esta caindo no solo, e se quisermos realmente ver os frutos futuramente, primeiro temos que assumir o compromisso profundo de pagar o preço que for necessário para isso acontecer, dispondo de todas nossas capacidades em beneficio do reino de Deus e clamando a Deus com lágrimas para que a planta se firme, cresça e venha produzir o tão esperado fruto!

Mas lembre-se que levará tempo! E necessitará de paciência e perseverança!

"Paciência e tempo dão mais resultado do que a força e a raiva." -- La Fontaine

Você quer fazer parte dessa grande obra que Deus quer realizar através da igreja Batista Betel de São Carlos? Você está convidado!

________________________
Mensagem Boletim Julho 2011

terça-feira, 14 de junho de 2011

SUPERFICIALIDADE x PROFUNDIDADE

Belíssima mensagem do Pastor Rafael Borgo para o boletim de junho 2011

“Os defeitos, como as palhas, ficam na superfície. Para encontrar as pérolas deve-se mergulhar” John Dryden

A Superficialidade da igreja tem sido uma das suas maiores características dessa época e como consequência disso vemos um evangelho distorcido. Quando pensamos nos cristãos já não imaginamos pessoas que conhecem profundamente a Deus, que tem uma vida de oração e meditação continua em sua palavra, mas em grandes artistas e músicos contando os seus testemunhos, jovens que tentando fazer o evangelho ser mais atrativo acabaram sendo atraídos pelos valores do mundo e passaram a viver da mesma maneira ou até mesmo pior que os não cristãos.

Os “cristãos” (precisamos colocar entre aspas, pois é um tipo diferente de cristão que a bíblia descreve), vivem muitas vezes cheio de problemas e tomam decisões erradas, mas quando vamos analisar sua vida com Deus, estão deixando muito a desejar, não tem um tempo diário de oração e busca do Senhor, poucos leem a bíblia e alguns até mesmo apesar de muitos anos de igreja não leram a bíblia por completo nem sequer uma só vez, o momento diário do devocional com Deus é trocado por momentos em frente a televisão, conversas superficiais e outras atividades que não edificam.

E enquanto os cristãos não fazem a sua parte, o inimigo fortalece as filosofias e os conceitos anticristãos nos quais desestruturam completamente aquele que não tem sua base de fé fundamentada e experimentada, tornam-se alvos fáceis e as consequências são desastrosas.

Por isso vemos tantas quedas, números alarmantes que mostram grande porcentagem de evangélicos desviados, buscando sexo antes do casamento, presos, buscando o divórcio, não conseguindo nem mesmo saber no que creem verdadeiramente.

Como diz uma musica do Fernandinho “homens se desviaram... profetas se venderam...”

Isso precisa ser mudado, é necessário mudar a nossa agenda e as prioridades de nossa vida, começando a analisar e buscar o que é mais importante, e o que terá valor eterno.

Comece a separar um tempo diário para ler a palavra de Deus, busque um programa de leitura anual, pense sobre o que você leu, medite sobre isso, renove a sua mente por ela, tenha um momento de oração, separe tempo para isso, leia bons livros cristãos que ajudam no crescimento da sua fé, e diminua atividades que não edificam.


Comece a fazer parte daqueles que querem ser como Cristo e viver como um verdadeiro cristão, e passar a ser exemplo para aqueles que buscam a luz no meio das trevas, aqueles que não são superficiais, mas profundos no conhecimento de Deus e vivencia da fé.                                   
                                    
Podemos pensar no que Richard Foster disse “a superficialidade é a maldição de nosso tempo. A doutrina da satisfação instantânea é, antes de tudo, um problema espiritual. A necessidade urgente hoje não é de um número maior de pessoas inteligentes, ou dotadas, mas de pessoas profundas”.   


Rafael Borgo Cruz 

quarta-feira, 16 de março de 2011

COMO ORAR POR MISSÕES



Grátis o livro “Como orar por missões”. 

Contém uma exposição bíblica de Mateus 9:35 a 38 e alguns outros recursos que ajudarão você a orar melhor por missões. 

Escrito pelo pastor José Bernardo, líder da AMME Evangelizar, a partir de sua própria experiência pessoal, esse livro trata do caráter, disposição e atitude do intercessor. 

O livro é uma cortesia da AMME Evangelizar. 

Para obter sua cópia, clique no link abaixo e faça o download.
Além de impactante e dinâmica, a leitura desse livro oferecerá excelentes recursos para pastores, missionários e líderes de missões que precisam desenvolver o compromisso de intercessão por missões em outras pessoas.


EVANGELIZE MELHOR

OFICINA VOS

“… a boa mão de seu Deus estava sobre ele. Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do SENHOR e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas.” Esdras 7:9,10
Você já pensou que maravilhosa biografia essa, que alguém também possa dizer que você se dedica a estudar, praticar e ensinar a outros a Lei do Senhor? Infelizmente, o declínio espiritual da Igreja, o enfraquecimento doutrinário, a diminuição nas vocações, a falta de uma evangelização transformadora -  tudo isso acontece pela falta de uma ou mais dessas três coisas. Quando há preguiça de estudar as Escrituras, quando não há desejo de praticá-la nem vontade de ensiná-la a outros, a missão bíblica da Igreja e do cristão não se realiza.

BIBLIOTECA VIRTUAL A SERVIÇO DA IGREJA



Ela reúne centenas de materiais (ebooks, apostilas, apresentações) de interesse evangélico ou de utilidade pública, sendo farta a literatura missionária. A cada semana novos itens são acrescentados ao acervo.

TODOS os itens são liberados para download gratuito por seus próprios autores (escritores, Ministérios, Ongs, Órgãos Governamentais, etc). Já há alguns anos pesquisamos a internet (evangélica e secular) em busca de material de interesse e de download legal, e reunimos tudo aqui.



Eis o link da Biblioteca:

Colabore também com a ampliação de nosso acervo: se você conhece ou é autor de material relevante e disponibilizado gratuitamente (que ainda não conste de nossa Biblioteca), envie o link ou a dica para mim: sammisreachers@ig.com.br



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

20.02.2011 - 19 horas - Pastor Davi Munhoz

Louvor
Le 5:17-19
Is 54:4-5,11

_______________

A VERDADEIRA FONTE DE IMPUREZA

Mc 7:1-23
Mt 23:1-39

O sinédrio sentia-se incomodado com a passagem e as palavras de Jesus, ao ponto de censurá-lo diversas vezes. 

A religião estava deturpada. A hipocrisia das tradições escondia o real fundamento da doutrina e da lei. Professavam adorar a Deus, mas seus corações estavam distantes.

Será que hoje podemos perceber em nós, os erros que são apontados nessas passagens? 

Será que hoje estamos nós também criando tradições para nos apegar?

Vamos sondar nosso coração.

(Citações: Sl 50; Sl 51; Is 29:13; 1Sm 16:7; Je 47 ; Ez ; He 8:10-12; Atos 15:8; Gl 5; Pr 4:23) 



__________________

Pregação Pastor Davi Munhoz
Apontamentos e transcrição de Inajá Martins de Almeida 

06.02.2011 - 19 horas - Pastor Rafael Borgo

Louvor - 2Re 22:1-2
"Tinha Josias oito anos quando começou a reinar... e fêz o que era correto aos olhos de Deus..."

VERDADEIROS AMIGOS

Mc 2:1-12

É possível encontrarmos ou sermos amigos verdadeiros?

É difícil achar e ser amigo, pois o princípio fundamental do que é ser amigo é levar o outro à salvação.

A Bíblia aponta para quatro amigos e um paralítico que, através da fé viram oportunidade onde tudo parecia impossível. 

A fé enxergou a possibilidade e Jesus reconheceu através daquela ação, levada à última consequência, a manifestação da fé genuína e operou o milagre da cura: 

_ "Levanta, toma teu leito e vai para tua casa".


___________________


Pregação Pastor Rafael Borgo
Apontamentos e transcrição de Inajá Martins de Almeida
____________

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O QUE É SER UM VERDADEIRO AMIGO?

Texto de Inajá Martins de Almeida


Num tempo em que percebemos que o amor entre os homens está a se esfriar; em que os filhos se voltam contra os pais; pais contra filhos (Mt 24:12), será possível encontrar amigos verdadeiros, que não se intimidem ante os sacrifícios, ante as adversidades impostas pelas barreiras das circunstâncias momentâneas e se lancem ao bem-estar do seu próximo?


Num tempo em que os noticiários apontam para atrocidades de maridos ceifando vidas de esposas; pais valendo-se de abusos e até óbitos de suas filhas e filhos, professores sendo ultrajados, valores morais e sociais invertidos – o mal em bem, o bem em mal - poderíamos pensar que é possível encontrar amigos verdadeiros, tal qual nos é apontado no Livro Bíblico, quando Jesus, estando em Cafarnaum, é surpreendido por quatro homens que levam o amigo paralítico à sua presença?


O filósofo grego Aristóteles (Atenas 384 – 322 aC) diz que “a amizade é haver uma alma em dois corpos”.