Rua Episcopal, 1.500 - Centro - Cep. 13560-570 - São Carlos/SP - Secretaria Horário: segunda à sexta-feira das 14 às 17h30 - telefones (16) 3412.7088 / 3201.1355 e-mail: igrejasc@gmail.com

NOSSO PROPÓSITO

MISSÃO: Viver as verdades do Evangelho de Jesus Cristo na vida diária, ajudar cada membro a perseverar e prosseguir para a meta (Fp 3:14), afim de que cada crente seja frutífero e desfrute de uma vida saudável, equilibrada e santa, glorificando desta forma o nome do Senhor Jesus. Proclamar o evangelho para aqueles que ainda não são nascidos de novo, através de ações evangelísticas e do bom testemunho na sociedade.

VISÃO: A partir de São Carlos/SP - Brasil - alcançar povos, nações e vidas submersas em escuridão, através do apoio e investimento na obra missionária, nacional e transcultural (At l:8). Este apoio será feito em forma de contribuição financeira, a missionários ou organizações missionárias, orações, divulgações e envio de pessoas especialmente chamadas pelo Senhor na seara.


segunda-feira, 26 de julho de 2010

25/07/2010 - domingo 19 horas - Pr Edson Quinezzi


A DEFESA DA FÉ ( II )
Atos 2:12-20
___________________
Livro de Atos - estudo - Pastor Edson Quinezzi
________________________
Abetura louvor Salmos 135
"Louvai ao Senhor!...
Vós que assistis na casa do Senhor...
Pois o Senhor escolheu a Jacó para si, e Israel como seu tesouro..."
____________________________________
O derramar do poder do Espírito Santo sobre a igreja - Atos 2:12/20
A partir do derramamento do Espírito sobre os apóstolos, a multidão se dividia; uns ficavam atônitos com aquela obra, pois sabiam que não poderia vir de homens, assim se convenciam que era uma aplicação divina que se manifestava naquele lugar e naquelas pessoas.

Galileus eram rudes no falar e agora se expressavam fluentemente em vários idiomas, ao mesmo tempo em que todos podiam entender.
Entretanto, enquanto alguns criam, outros zombavam, desacreditavam dizendo estarem eles (os apóstolos) embriagados (bêbados).
Estes acontecimentos motivaram:

1º Ataque à Igreja
Fora este o primeiro ataque que a igreja sofrera (“eles estão embriagados”)
1ª Defesa da Fé
Pedro defende a fé para deixar o legado a nós, a fim de que sejamos animados, motivados, encorajados para defender nossa fé (“não eles não estão embriagados!”).
Podemos entender neste texto que Deus vocacionou cada um de nós para defender a fé do poder de Deus.
Em Judas 1:3 -
"Amados, ... me senti obrigado a vos escrever para vos exortar a batalhardes pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos".
Foi o que Pedro fez: não só defendeu a fé com maestria, mas também com mansidão, homem rude que era; sanguinário (quando cortou a orelha do soldado frente a Jesus); explosivo e temperamental. Nada dessas características permaneceram, pois Deus cuidou do seu temperamento transformando-o.
O Espírito Santo transforma também nosso temperamento, nossas atitudes, tal qual o fizera a Moisés, quando este deixa lastro de sangue em sua trajetória, ao matar o egípcio, em virtude da sua intemperança.
Pedro não só usara de maestria e mansidão ao proferir as palavras de defesa –não eles não estão embriagados” - mas também de sabedoria. Valera-se de fortes e factuais argumentos:
1º argumento o de negação (“não! eles não estão embriagados”);
2º argumento o de contestação de confronto justificando sua negação. Justamente naquele momento aflora sua sabedoria, ao apresentar um argumento de fato (“estes homens não estão embriagados sendo a 3ª hora do dia” - 9 horas da manhã).
Aquele era um momento de festividade religiosa - Pentecostes.
Nesses dias apresentavam-se pessoas de todas as localidades que vinham para adorar a Deus.
Filipe mesmo encontra o eunuco etíope a ler a Bíblia, quando a ele Deus o dirige. Era o momento em que os judeus não tomavam nem água, nem comiam pão (alimentavam-se apenas de alimentos espirituais); permaneciam em completo jejum, em orações. Aqueles eram os 120 que não poderiam transgredir a lei (como então estarem embriagados?). Fora este o argumento forte, argumento de fato que vem demonstrar a sabedoria de Pedro.
3º argumento defesa mediante a Palavra de Deus; argumento bíblico (“mas isto é o que fora dito pelo profeta Joel”).
O que podemos entender é que nossa fé está baseada na Palavra de Deus.
Em 1Pedro 3:15
“Antes, santificai no vosso coração a Cristo como Senhor, e estai sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós...” .
Percebemos que da mesma forma como Deus preparou a Pedro naquele instante, também está a nos preparar, entretanto, temos de defender a fé de nós mesmos, dando bons exemplos, sendo bons exemplos, aplicando a palavra apropriada em nossas vidas.
“Pois as armas da nossa guerra não são da carne, mas poderosas em Deus para destruição de fortalezas, e destruir raciocínios”. (2 Cor 10:4)
O cristão não percebe o que tem nas mãos.
“Por falta de conhecimento (Bíblico) meu povo é destruído...” (Os 4:6).
Muitas vezes morrem sem saber que a espada do Espírito Santo está em seu poder.
Mas, como podemos encarar nossa situação atual?
Como combater aqueles que têm se levantado contra a fé?
Em seu livro “Deus, um delírio” (2006), o biólogo inglês (da universidade de Oxford) Richard Dawkins, aquele que vem se apresentando como o evangelista do ateísmo, alega que as religiões tem a tendência de cometerem atos condenáveis e que estas ainda sobrevivem por causa da ignorância no planeta.
(entrevistas concedida a Revista Época).
(há muitas outras alusões ao autor em questão)

“Num tempo de guerras e ataques terroristas com motivações religiosas, o movimento pró-ateísmo ganha força no mundo todo. E seu líder é o respeitado biólogo Richard Dawkins, eleito recentemente um dos três intelectuais mais importantes do mundo - junto com: Umberto Eco
[
Noam Chomsky [
pela revista inglesa Prospect..."

A Palavra de Deus nos alerta para que ninguém nos engane:
“Ninguém vos iluda com palavras vãs...” (Ef 5:6)
“Cuidado! Para que ninguém vos engane” (MT 24:4)
“Cuidado para que ninguém vos faça prisioneiros por meio de filosofias e vãs sutilezas, de acordo com a tradição dos homens, de acordo com as coisas elementares do mundo, e não de acordo com Cristo”. (Cl 2:8)
E nós?
Quando chamados por Deus vamos dizer como Jeremias, Moisés e Jonas? – “Não posso!”
Não posso ...?!
Ou vamos nos expressar como Paulo:
“Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. (Fp 4:13)

_________________
Mais perto quero estar
Meu Deus, de Ti!
Inda que seja a dor
Que me una a Ti,
Sempre hei de suplicar
Mais perto quero estar
Mais perto quero estar
Meu Deus, de Ti!
Fanny Crosby
____________________________________________________________________
Pregação Pr Edson Quinezzi – domingo dia 25/07/2010 – 19 horas
Apontamentos, pesquisas complementares, citações bíblicas e formatação de Inajá Martins de Almeida

segunda-feira, 19 de julho de 2010

18/07/2010 - domingo 19 horas - Pr Edson Quinezzi

O PODER DE DEUS NA FRAQUEZA HUMANA ( I )
Estudo do livro de Atos - Pastor Edson Quinezzi
___________________________
Leitura de abertura: Salmos 30:1/5
“Eu te exaltarei, ó Senhor, porque tu me levantaste, e não permitiste que meus inimigos se alegrassem sobre mim...
O choro pode durar uma noite; mas a alegria vem pela manhã.”
__________________________
Atos 2:1/13
As promessas do derramamento do Espírito Santo já estavam embutidas no Velho Testamento, porém a apenas alguns poucos escolhidos, eram-lhe derramado do Espírito: a citar Sansão, Samuel, Davi, dentre outros, quando então Deus se manifesta através das palavras do profeta Joel:
“... derramarei sobre toda carne meu espírito e vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos idosos sonharão e vossos jovens terão visões... (Joel 2:28/30)
No Novo Testamento, Jesus consola os discípulos quando diz que sua partida se fará breve, entretanto, que não os deixaria desamparados, e o Consolador estaria com eles em todos os momentos.
“Chegando o dia de Pentecostes, todos estavam reunidos...”
e permaneceram em Jerusalém até que foram revestidos do Espírito Santo, cumprindo assim a promessa de Deus e
“... todos ficaram cheios do Espírito Santo...”.
Esse mesmo lugar poderia ter sido a casa da mãe de João Marcos (mulher de grandes posses) ou em salas no próprio templo; Lucas não menciona, mas faz menção ao dia – Pentecostes.

Pentecostes está relacionado a dois significados:
1) Festa da Colheita – é a saída do povo hebreu do Egito; a comemoração da Páscoa.
2) Início de uma nação - Moisés recebe as leis que irá reger um povo, uma nação e assim se dá o início de uma nacionalidade.

Pentecostes está relacionado a três fenômenos:
1) Som do vento – uma grande explosão (podemos citar o Big Bang de Deus com sua criação do universo).
O vento! Ele conduz, dirige a vela no mar. O vento do Espírito bate em nossa vela e nos conduz em segurança, ainda que em meio ao oceano perigoso, os leviatãs não exercem supremacia sobre nós.

2) Fogo - purificação. A brasa viva que o anjo do altar com uma tenaz toca os lábios do profeta e remove toda sua iniquidade. (Is 6:6/7)
Assim, o cristão deve permanecer sempre sob disciplina. Deus espera que caminhemos sobre o fogo e sobre a água com a mesma vivacidade.
“...Repreendo e disciplino aqueles a quem amo...” (Apo. 3:19)
...”Filho meu, não desprezes a disciplina que vem do Senhor, nem desanimes quando por ele és repreendido... Deus é fogo consumidor.“ (He 12:1/29))

3) Língua – universalidade da igreja

Idéia dominante do Pentecostes:
Pode-se perceber, no texto de Atos, que a idéia dominante para o derramamento do Espírito é aplicada para todos os fiéis, aqueles, que perseveram, que permanecem em oração, em comunhão, em obediência, tal qual os 120 que ali estavam reunidos naquele dia – dos 500 que se encontravam quando da crucificação de Jesus no Gólgota.

Efeitos do Pentecostes para os discípulos:
1) Unção – revestem-se do Espírito Santo (ficam cheios do Espírito)
2) Testemunho – passam a glorificar e testemunhar a Deus de forma inusitada. Como galileus que eram tinham grande dificuldade em se comunicar de forma clara e precisa, agora, contudo, passam a falar em vários idiomas, provocando assombro aos presentes – eram por todos entendidos, cada qual em seu idioma.
3) Irresistível – tornam-se irresistíveis no testemunho de suas ações, atraindo para si, muitos que de toda parte vinham e se prostravam diante das evidências do fatos.

Qual aplicação para nossa vida, mediante o texto?
1) Festa da colheita – somos a colheita de Deus
2) Lágrimas – nosso Deus semeou com lágrimas. Entregou a vida, o sangue e as lágrimas do seu filho. Ele mesmo – Jesus – chorou: ao saber Lázaro morto; perante Jerusalém que matava seus profetas; ao suplicar que o Pai afastasse dele o cálice. Entretanto, aquele que semeava chorando, volta cantando. “E Jesus triunfa na ressurreição”.
3) Nacionalidade – transportando para o reino material é a necessidade de uma arca, de uma coroa, de um rei, de uma terra, de uma pátria. Homens de todas as nações vêm reinar com Cristo. É a formação de uma nova igreja – a nova comunidade de Deus.

Papel do Discipulado:
Exemplos como: Pedro, da qual sua própria sombra curava enfermos (Atos 15:15); Felipe que, movido pela ordem de Deus, é trasladado ao eunuco etíope e lhe esclarece as Escrituras (Atos 8:26/40); Elias que num redemoinho sobe aos céus por meio de um carro de fogo (2Reis 2:11); Josué, enaltecido por Deus perante todo o povo - "homem valente" - (Josué 3 / 4); Moisés, cujo anjo do Senhor lhe aparece em forma de fogo em meio a uma sarça ardente, a qual não se consumia. “... Moisés, Moisés” ... Eis-me aqui.” (Êxodos 3:1/3)
Hoje, a despeito do passado, o poder do Espírito Santo é para todos os fiéis que buscam com perseverança. É a fé para se ter uma vida inusitada.
Um exemplo de vida inusitada é da poetisa e compositora (cega) Fanny Crosby (1820-1915), que aos 44 anos escreve seu primeiro cântico e se torna a maior autora de hinos da história da música sacra.

Vivo feliz, pois sou de Jesus,
e já desfruto o gozo da luz [...]
Canta minha alma, canta ao Senhor,
rende-lhe sempre ardente louvor.

________________________________________
Pregação Pr Edson Quinezzi – domingo dia 18/07/2010 – 19 horas
Apontamentos e formatação de Inajá Martins de Almeida

segunda-feira, 12 de julho de 2010

11/07/2010 - domingo 19 horas - Pr Luiz Nunes

NOSSA MISSÃO NA OBRA DE DEUS

“Convocando os doze, Jesus lhes deu poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curarem doenças”. (Lc 9:1/6 )

Baseando-nos no texto, podemos extrair alguns pontos quando Deus chama alguém à sua vocação.

1º) CONVOCAR

Em primeiro lugar Deus escolhe, separa, convoca – convoca-nos para exercermos nossa vocação dentro da Sua obra.

2º) PODER

Em segundo lugar atribui poder.

“Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações... Ensinando-os ... (MT 28:18/29), porque, como diz o texto, toda autoridade e poder foi conferido a Jesus, o qual não reteve somente para si, mas repassou para nós. Entretanto, esse fator somente é possível quando aceitamos a Cristo; a partir daí somos transportados do reino das trevas para o reino da luz, quando então passamos a habitar outro reino – o Reino de Deus.

3º) AUTORIDADE

Em terceiro lugar, lega-nos autoridade, isto é, reveste-nos de legalidade para que possamos exercer o poder.

Em Atos dos apóstolos, capítulo 1, Jesus pede aos discípulos que não se ausentem de Jerusalém, mas que ali esperem até que o Espírito Santo desça sobre eles, revestindo-os de poder e autoridade.

Neste ponto podemos fazer uma comparação: quando um soldado está a paisana, sem o seu uniforme de trabalho, ele se apresenta como uma pessoa comum, mas a partir do momento em que veste sua indumentária, ele passa a exercer autoridade. Assim ele é revestido de poder e autoridade para cumprir a lei. Aquela farda representa autoridade.

O mesmo acontece no mundo espiritual. Nós temos uma farda, ainda que não possamos ver. Fomos selados. Recebemos de Deus, um selo. Os demônios sabem a quem pertencemos, temem e obedecem ao Espírito Santo que habita em nós.

Desta feita, não importa para que Deus nos tenha convocado mas o chamado tem que alcançar almas, uma vez que todos os dons que recebemos de Deus, tem de convergir para a expansão do Reino, razão pela qual Deus nos reveste de autoridade e poder para exercermos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, nossa vocação.

4º) DEPENDÊNCIA

Em quarto lugar, Deus nos pede para sermos dependentes dele (Lu 9:3), uma vez que nossas habilidades naturais não são suficientes para fazer a Obra de Deus. Elas são apenas instrumentos – temos sim de dependermos de Deus, para que Ele venha a agir em nós.

5º) ESTAR CONTENTE

Propagar, de boa vontade o que Deus nos tem reservado. Jamais nos aborrecermos com as adversidades, com as contrariedades encontradas no caminho, no caminhar, mas olhar para Deus, como Paulo tão bem exorta: “pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho...” (Fl 4:11)

6º) RESULTADOS

Jesus nos diz para que não nos preocupemos com os resultados.

“Onde quer que não vos receberem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés como testemunho contra eles”. (Lu9:5)

Temos de ser obedientes, isto é o que Deus nos pede, pois o Senhor não nos cobra para que convertamos as pessoas, mas sim que preguemos o Evangelho.

7º) DISCÍPULOS

Jesus ensina que devemos ser seus propagadores – ensinemos aquilo que dele aprendemos através de Sua Palavra, quando diz aos discípulos: -

“Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações...” (MT 28:19).

Semelhantemente a Paulo, quando fala a Timóteo (2Ti 2:1/2) para que este se fortifique na graça, que esteja rodeado por pessoas idôneas, para também serem ensinadas e que estas, por sua vez possam também ensinar. Discípulo se faz ensinando com a própria vida. Na prática, vendo as pessoas fazerem; dando seu próprio exemplo.

Ao não pensarmos na possibilidade de fazer discípulos, julgo que alguns pontos podem ser apontados: um deles pode se dar ao fato de não se querer envolvimento, ou até quem sabe, buscar se adaptar às situações, as mudanças ocorridas na sociedade.

8º) CONCLUSÃO

O Senhor nos chama para fazermos discípulos, assim, todo o conhecimento adquirido, não se deve ser guardado. Temos de estar abertos e aptos quando Deus nos convoca à ação. Jesus mesmo nos disse que obras como a que Ele estava fazendo, nós poderíamos fazer e ainda melhor. Portanto, fazer discípulos requer muito mais de nossas vidas. Temos de ser rápidos e abertos às mudanças.

_________________________

Pregação Pr Luiz Nunes – domingo dia 11/07/2010 – 19 horas

Apontamentos e formatação de Inajá Martins de Almeida

04/07/2010 - domingo 19 horas - Pr Luiz Nunes

INSENSATEZ EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 5 : 15-17

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,

remindo o tempo, porquanto os dias são maus.

Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

vede prudentemente como andais: andar com cautela como em terreno perigoso. (Pv 4:26-27; I Pe 5:8)

não como néscios: segundo a conduta dos homens do mundo

mas como sábios: viver de acordo com a nossa posição de filhos de DEUS

remindo o tempo: resgatando o tempo, tomando-o de volta. Ex: aproveitando as oportunidades vivendo uma vida marcada por santidade, atos de misericórida e palavras ajudadoras.

Insensatos:

Dt 17: 14-20 - esclarece como um rei de Israel deveria proceder, e em I Re 10 e 11 descreve como Salomão agiu, tornando-se louco, insensato, agindo sem obeservar os preceitos de DEUS.

É necessário tomar cuidado com 'momentos de loucura' e até com atos contínuos que nos levam ao desvio dos propósitos de DEUS.

Algumas características do insensato:

1- Se impõe pela força, pelo grito - não se preocupa com a lógica, com o justo, mas somente em se prevalecer. Não sabe argumentar, e também não quer ouvir a razão lógica. Ex: I Re 12 : Roboão.

2- O ambiente fica carregado com a sua presença - e também esta sempre a procura de um culpado pra justificar seus atos, não olha para si.

3- Não sabe onde quer chegar - nem pra onde vai, inconstante, vive perdido, nunca termina o que começa. (''o importante não é como começamos e sim com terminamos a carreira proposta por DEUS em Cristo Jesus'') - Tg 1: 5-8

4- Cerca-se de pessoas erradas - Sl 1

5- Preocupa-se em gabar-se muito e produz pouco - quem faz não fala! Não precisa porque suas obras são notórias. Ec 10:13-15

6- Busca primeiro o prazer e depois o dever - Ec 10: 16-18

sensatos:

Tem equilíbrio em suas decisões, julgamentos e em cada situação que se apresenta.

Algumas características do sensato:

1- Não revida o tolo segundo a sua tolice

2- Sabe reconhecer seu lugar e sua posição

3- Age com humildade

4- Confia em DEUS - Sabe que tudo DEUS faz com um propósito; espera o tempo do SENHOR; enfrenta o problema. Ex: vida de Davi e Abraão.

5- É cheio do Espírito Santo - EFÉSIOS 5.18- 21: 5.18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus

___________________________

Pregação Pr. Luiz Nunes - domingo 04/07/2010

Apontamentos do irmão Alberto (Beto)
Formatação Inajá Martins de Almeida