Rua Episcopal, 1.500 - Centro - Cep. 13560-570 - São Carlos/SP - Secretaria Horário: segunda à sexta-feira das 14 às 17h30 - telefones (16) 3412.7088 / 3201.1355 e-mail: igrejasc@gmail.com

NOSSO PROPÓSITO

MISSÃO: Viver as verdades do Evangelho de Jesus Cristo na vida diária, ajudar cada membro a perseverar e prosseguir para a meta (Fp 3:14), afim de que cada crente seja frutífero e desfrute de uma vida saudável, equilibrada e santa, glorificando desta forma o nome do Senhor Jesus. Proclamar o evangelho para aqueles que ainda não são nascidos de novo, através de ações evangelísticas e do bom testemunho na sociedade.

VISÃO: A partir de São Carlos/SP - Brasil - alcançar povos, nações e vidas submersas em escuridão, através do apoio e investimento na obra missionária, nacional e transcultural (At l:8). Este apoio será feito em forma de contribuição financeira, a missionários ou organizações missionárias, orações, divulgações e envio de pessoas especialmente chamadas pelo Senhor na seara.


segunda-feira, 29 de março de 2010

BETEL - CASA DE DEUS

BETEL, em hebraico (בית אל)(Bê-ʼĒl) pode ser escrito também Beth El ou Beth-El, significa literalmente "CASA DE DEUS". É o nome de uma cidade cananéia da antiga região da Samaria, situada no centro da terra de Canaã, a noroeste da cidade de Ai, na estrada para Siquém, a 30 km ao sul de Silo e a 20 km ao norte de Jerusalém. A cidade de Betel é a mais mencionada na Bíblia, depois da cidade de Jerusalém.
Foi neste local que Abraão armou a sua tenda e edificou o seu primeiro altar (Génesis 12:8; 13:3). O nome Betel foi lhe dado por Jacó. Foi neste lugar que Jacó teve a visão de uma escada que atingia o céu, por onde anjos subiam e desciam. Anteriormente, era chamado de Luz (Luza) e tinha um antigo santuário cananeu (Génesis 28:10-19). Local de sepultamento de Débora, ama de Rebeca, a esposa amada de Isaac, avó de José e de Benjamim (Génesis 35:8). Terra natal de Hiel, que tentou reedificar Jericó (I Reis 16:34).
Josué derrota o Rei de Betel (Josué 12:16). A cidade é entregue à Tribo de Benjamim (Josué 18:22). Mais tarde, veio a pertencer à Tribo de Judá (II Crónicas 13:19). Foi um dos lugares onde permaneceu a Arca da Aliança, símbolo da presença do Deus de Israel. Era um dos lugares onde o profeta Samuel julgava o povo (I Samuel 7:16). Após a Divisão do Reino de Israel, Jeroboão I, Rei de Israel Setentrional, manda erguer um Bezerro de Ouro em Betel. (I Reis 21:29) Foi Josias, Rei de Judá, que destruiu o seu altar do Bezerro de Ouro (II Reis 23:15). Um grupo de exilados regressa de Babilonia e se fixa novamente em Betel, em 537 a.C. (Esdras 2:28).
O profeta Oséias, um século antes de Jeremias, se refere a Betel com outro nome, "Bete-Áven" (Oséias 4:15; 5:8; 10:5-8). O seu nome significa "Casa do Nada", "Casa de Vaidade", "Casa da Nulidade", isto é, dos ídolos. O profeta Jeremias afirma que "a casa de Israel se envergonhou de Betel" (Jeremias 48:13), devido à sua idolatria e, especificamente, ao culto do bezerro de ouro.
Betel ou Bet El, na atualidade, é uma cidade nova localizada 20 km ao norte de Jerusalém, que pouco conserva dos tempos bíblicos. Em seus arredores, concretamente em Hai, pode-se ver, com um pouco de imaginação, restos de uma cidade cananéia.

EIS O CORDEIRO DE DEUS - Pr Luiz Nunes

"No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele e disse: Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" Jo 1:29

Vivemos um tempo tido por muitos como místico. Está na moda ser místico, usar roupas místicas, escutar músicas místicas. Isto posto, aproveitando que a mística está em moda, a Páscoa está chegando e, sobretudo, antes que coelhos e ovos de chocolates nos dominem, nada mais oportuno do que falar sobre aquilo que verdadeiramente é místico - o sacrifício do Deus-homem na cruz. Aqui cabe uma definição de mística, ou seja, ela pode ser definida como: "Estudo daquilo que é verdadeiramente espiritual ou divinal".

Então, a salvação é mística. Por que? Pela sua verdadeira sobrenaturalidade, porque por amor, nasceu no coração de Deus. Foi Ele, que no tempo adequado enviou à Terra Seu Filho, este ser igualmente divino e preexistente, para sofrer como um Mártir ao ponto de morrer na cruz para libertar-nos do poder do pecado e da morte e livrar-nos da condenação eterna (pois todos já nascemos condenados). Assim, a salvação é mística, e como tal, inacessível ao entendimento humano sem o auxílio da Fé (sobrenatural), que também é distribuída ao homem, pelo seu autor e consumador, Jesus Cristo. (He 12:2)

E a ressurreição? Consideramos a ressurreição, não menos mística, uma catástrofe cósmica através da qual a morte trazida por Adão e Eva (pela desobediência de ambos), foi aniquilada quanto aos seus efeitos sobre a humanidade. Por fim, ressurreto por Deus, o Salvador foi levado ao Céu, de onde aguarda o momento oportuno, como Senhor e Rei, para retornar sobre as nuvens do céu, a fim de coroar sua obra de amor e redenção; então, ocorrerá a ressurreição dos mortos e o juízo final, onde serão aniquiladas a morte e todo o sofrimento oriundo dela e do pecado.

Os seguidores de Cristo, aqueles que o são de fato, já possuem o "penhor" da salvação, a saber, o Espírito Santo, que habita neles e testifica acerca de sua salvação e filiação divina, além de garantir que nada poderá afastá-los daquele que os amou com amor incondicional.

Vivamos o verdadeiro espírito pascal!


Pr. Luiz Nunes - Parafraseado do Pão Quente Diário

(Boletim ano II - nº 25 - 01 de abril de 2010 - IBBSC)



domingo, 21 de março de 2010

GRUPO DE LOUVOR - 21.03.2010

.

FOTO IGREJA BATISTA BETEL SÃO CARLOS - 20.03.2010

EBENÉZER

"Tomou, então, Samuel uma pedra e a pos entre Mispa e Sem e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor". ISm 7:12

A palavra Ebenézer é uma das mais conhecidas da Bíblia. Ela é inclusive, usada como nome próprio por muitas igrejas. Este é um caso típico de palavra muito conhecida, porém, pouco entendida. Alguns confundem seu significado, com a frase proferida pelo profeta Samuel no final deste versículo.

Ebenézer significa "Pedra de ajuda". Esta é uma palavra que só pode ser entendida plenamente em seu contexto original. O profeta Samuel profere a frase acima logo após o exército de Israel derrotar o exército Filisteu e recuperar as cidades que haviam sido tomadas pelo inimigo. O que torna mais significativo ainda esta frase, é o que havia acontecido a alguns anos atrás, quando Eli ainda era sacerdote. Israel havia sofrido uma terrível derrota para os Filisteus, e para piorar a situação, os inimigos haviam levado o principal objeto de devoção de Israel: a Arca da Aliança!

Agora, sob o sacerdócio de Samuel, no mesmo campo de batalha onde eles haviam sido derrotados anteriormente, Deus concede-lhes uma maiúscula vitória sobre os mesmos inimigos do passado. É como se Deus estivesse querendo restaurar as frustrantes lembranças do povo, é como se Deus estivesse dizendo-lhes que as derrotas do passado são aprendizados, para que sejamos vencedores no futuro. Deus estava dando ao povo um novo recomeço.

Portanto, Ebenézer, é um lembrete de que não estamos sós, que temos uma "pedra de ajuda". É a mesma pedra espiritual que acompanhava o povo de Israel no deserto e a mesma que nos acompanha diariamente. Essa pedra é Cristo (I Co 10:4).

Tão significativa quanto a palavra Ebenézer é a frase que Samuel profere na sequência: "Até aqui nos ajudou o Senhor!".

Ao dizer isto, ele estava dizendo aos crentes de todas as épocas que não importa as situações, as dificuldades, as lutas, as perdas, as frustrações, o choro, as lágrimas e a dor pelas quais passamos no transcurso de nossas vidas e que fizeram marcas profundas, o que importa é que CHEGAMOS ATÉ AQUI. Até aqui, portanto, evoca vitória, superação e conquista!

Até aqui, nos traz esperança e a certeza de que haverá um DAQUI POR DIANTE, que não estamos acabados, destruídos, presos a um passado de derrotas; até aqui nos diz que haverá um futuro, que podemos e devemos sonhar, não importa as dificuldades e os desafios que o amanhã nos reserva, o que importa é que nós temos nosso Ebenézer.

Aleluia! Louve ao Senhor pelo ano de 2009 e que Ele renove suas forças e expectativas para o novo ano.

Pastor Luiz Nunes
(Boletim ano II, nº 21 - 01 de dezembro de 2009 - IBBSC)

TUDO COMEÇA EM SUA MENTE


“O mundo está cheio de pessoas que desistem facilmente. Ficam sentadas de braços cruzados, carrancudas, de olhar cético... entretanto... muitos ganharam a batalha da mente e mantém cativos seus pensamentos corretos. Esses indivíduos escolheram cumprir o papel de uma pena ativa da qual flui a tinta, em vez de um passivo mata-borrão..."

Charles Swindoll - Como viver acima da mediocridade

PALAVRAS ÀS MULHERES Pr. Luiz Nunes

“Disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” Gn 2:18

Ao ler este versículo, é comum as pessoas pensarem que a razão de existir da mulher seja o homem, ou até mesmo que ela só foi criada para agradar e satisfazer ao homem. É óbvio que Deus já tinha em mente também a criação da mulher quando fez o homem, pois como seria possível encher a terra através da multiplicação da espécie sem a participação da mulher, conforme ordena o Senhor em Genesis 1:28?

Desde o princípio Deus tinha em mente a constituição da família. Ele desejava que o homem e a mulher desfrutassem da mesma unidade e do mesmo companheirismo que a Trindade desfrutava (Gn 1:26-27). Deus fez homem e mulher, iguais quanto a sua essência, porém, diferentes e peculiares quanto as suas funções (ICor. 11:11-12; Gl 3:28).

É inegável a conquista feminina nas últimas décadas, embora em todas as épocas sempre houvesse grandes mulheres que deixaram suas marcas e seus nomes na História. Em nossos dias, com o aumento da maldade e da desintegração social, temos vista a força da mulher que, em muitos casos, assume também o papel de provedora do lar, juntamente com tantas outras funções que lhe são pecualiares. Mas, infelizmente, por outro lado, influenciadas pelo movimento feminista, temos observado também muitas mulheres se masculinizando, na tentativa de provar que não são inferiores aos homens. Ao agirem desta forma elas renegam aquilo que as tornam belas e únicas: sua feminilidade; muitas chegam ao extremo de renegar ou colocar em segundo plano a sua mais nobre missão: a de ser mãe.

No que diz respeito ao contexto cristão-evangélico, é indiscutível o valor e a importância que tem a mulher, basta dar uma olhada nos dados abaixo:

Segundo o censo do IBGE em 2000, entre os evangélicos, as mulheres representavam 56% do total. Em relação a obra missionária, segundo dados estatísticos da Sepal, existem 3 vezes mais mulheres solteiras que homens, servindo no campo missionário.

Estes números não deixam dúvidas sobre a importância da mulher na expansão do Reino de Deus, até mesmo antes da formação da igreja, pois o próprio Jesus tinha uma equipe feminina muito eficiente (Lc 8:2-3; 10:38-42).

Louvemos sim a Deus pelas mulheres cristãs, por sua força, dedicação, paciência e amor, que elas se inspirem nos padrões da Palavra de Deus para sua conduta e não no padrão corrompido desta sociedade, que apregoa uma falsa liberdade e uma falsa independência, que leva a destruição da família e a infelicidade.

Pr. Luiz Nunes

(Boletim Ano II, nº 24 - 01 de março de 2010 - IBBSC)